3vezes3: O lado sombrio da lua. Aquela que cria & Aquele que dança. Este Blog é uma expressão dos pensamentos mágicos perdidos na névoa virtual.

sábado, 28 de agosto de 2010

Mitologia Grega - Deuses do Olimpo

Mitologia Grega:

Os Deuses do Olimpo


Iremos dar início a um estudo sobre os Deuses das religiões humanas. A saber uma fonte de abordagem básica, clara e consinta. O estudo aborda temas específicos sem conexão cronológica de acontecimentos. Em primeiro momento trataremos sobre os Deuses Olímpicos, em outros momentos Titânicos, deuses menos abordados e semi-deuses.

A abordagem será apresentada de forma docente, contudo que compreenda a prática dos cultos modernos destes Deuses.



Olimpo, afresco, c.1850.
Luigi Sabatelli


Os Doze Deuses Olímpicos, também conhecidos como o dodekatheon, que é composto por dōdeka, "doze"+ θεοί, theoi, "deuses").


A primeira referência antiga a cerimónias religiosas em sua honra encontra-se no Hino homérico dedicado a Hermes. A composição clássica dos Doze Deuses Olímpicos (o Doze Canónico da arte e da poesia) inclui os seguintes deuses: Zeus, Hera, Poseidon, Atena, Ares, Deméter, Apolo, Ártemis, Hefesto, Afrodite, Hermes e Dioniso. Os doze deuses romanos correspondentes eram Júpiter, Juno, Neptuno, Minerva, Marte, Ceres, Apolo, Diana, Vulcano, Vênus, Mercúrio e Baco.[1] Hades (no panteão romano, Plutão) não era geralmente incluído nesta lista. Não tinha assento no panteão porque passava a maior parte do seu tempo nos Infernos. Também costuma aparecer entre os doze Héstia (entre os romanos, Vesta.) Quando foi dado lugar a Dioniso, o número total de Olímpicos passou a ser treze. Sendo tal número indesejável, e de modo a evitar conflitos, Héstia abdicou do seu lugar entre os doze.

A composição do grupo dos Doze Olímpicos, contudo, varia substancialmente entre os autores da antiguidade. Heinrich Wilhelm Stoll considera, mesmo, que a limitação ao número de doze é uma ideia relativamente moderna[2] Cerca de 400 a.C., Heródoto incluía na sua composição do Dodekatheon as seguintes divindades: Zeus, Hera, Posídon, Hermes, Atena, Apolo, Alfeu, Cronos, Reia e as Cárites.[3] Wilamowitz concorda com a versão de Heródoto.[4]

Os deuses olímpicos moravam em um imenso palácio, em algumas versões de cristais, construído no topo do monte Olimpo, uma montanha que ultrapassaria o céu. Alimentavam-se de ambrósia e bebiam néctar, alimentos exclusivamente divinos, ao som da lira de Apolo, do canto das Musas e da dança das Cárites. Apesar de nunca haver se acabado por completo, e tendo permanecido oculto na maior parte da Grécia devido à perseguição político-religiosa que sofreu, o culto dos deuses olímpicos tem sido restaurado de forma mais explícita na Grécia desde os anos 90, através do movimento religioso conhecido comoDodecateísmo e no restante do Mundo com o Reconstrucionismo Helênico.

A frente estaremos analisando os 12 Deuses Olímpicos:

  • Zeus
  • Hera
  • Poseidon
  • Atena
  • Ares
  • Deméter
  • Apolo
  • Ártemis
  • Hefesto
  • Afrodite
  • Hermes
  • Dioniso



__________________
Fonte:
1.           "Greek mythology". Encyclopedia Americana 13. (1993). 
* "Dodekatheon". (em Greek) Papyros-Larousse-Britanicca. (2007).

2.           STOLL, Heinrich Wilhelm. Handbook of the religion and mythology of the Greeks (em Inglês)Londres: Francis and John Rivington, 1852. pp.8. ISBN
3.           a b "Dodekatheon". (em Greek) Papyros-Larousse-Britanicca. (2007).
4.           Wilamowitz-Moellendorff, Ulrich von. Der Glaube der Hellenen (Volume 1) (em Alemão).  Berlin: Weidmansche Buchhandlung, 1931–1932. pp.329.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
3vezes3 de Hecatus Refelibel - Fabiano Vieira é licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Todos os textos, imagens e arquivos quando não divulgados a fonte ou autor, são encontrados livremente na Internet.